quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

ATÉ O ÚLTIMO HOMEM (2017)




Drama de Guerra, Baseado em Fatos Reais
Obs: colocamos o drama na frente da guerra, pois a guerra ocorre no filme como coadjuvante, mas o principal é a história do protagonista.

Desmond Doss – Andrew Garfield (O Espetacular Homem Aranha)
Tom Doss – Hugo Weaving (Matrix)
Dorothy Schutte – Tereza Palmer (Lights out)
Sargento Howell - Vince Vaughn (Os estagiários)

O filme conta a história de Desmond Doss, um americano que se alista para combater na II Guerra Mundial, mas tem como princípios religiosos não matar e nem utilizar nenhum tipo de arma.

O filme se dá em três momentos: No primeiro, que retrata um pedaço da infância de Desmond, descobrimos como esses valores foram construídos na personalidade dele. Também a descoberta do amor, que dá uma pitada de romance ao filme. O segundo momento mostra a luta de Desmond em busca do direito de servir ao país a seu modo, salvando pessoas. Ele era chamado de objetor de consciência, nome dado as pessoas que se negam a cumprir ordens tendo como referência princípios próprios éticos ou religiosos. O terceiro momento mostra sua luta para realmente salvar as vidas que ele podia, até o último homem.

O filme se passa no ano de 1945, já no término da II Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945. Essa guerra se iniciou a partir de três países com governos totalitários e que possuíam desejos expansionistas, uma espécie de “queremos dominar o mundo”. A Alemanha (com o Nazismo de Hitler), a Itália (com o fascismo de Mussolini) e o Japão (além da União Soviética que também se aliou a esses países), que formavam o Eixo. Os outros países formavam os Aliados. Nas cenas do filme vemos os americanos lutando contra os japoneses durante a invasão de Okinawa.

Após o término da guerra Desmond Doss ganhou a Medalha de Honra, direto das mãos do presidente Harry Truman.
Apesar de não aparecer no filme, Doss foi ferido quatro vezes durante a batalha e, ao final da guerra, foi diagnosticado com tuberculose. Apesar de ter apenas um pulmão, faleceu em 2006 com 87 anos.

Sobre a direção de Mel Gibson: Fantástica.
Sobre a atuação dos atores: Nem dá pra ligar esse Andrew, ao Andrew “Homem-Aranha”. Sua atuação está perfeita e ele faz toda a diferença no filme. Outro que surpreende é Vince Vaughn. Acostumados a ver esse ator em comédias e filmes mais românticos, sempre nos seduzindo com seu olhar de bom moço, somos surpreendidos por um Sargento Howell sem coração, mas com uma atuação acima das expectativas.
Um excelente filme. Apenas ressaltamos que, a partir de 1 hora e 10 minutos de filme, as cenas de guerra são bem violentas e impactantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário