sexta-feira, 26 de abril de 2019

A MALDIÇÃO DA CHORONA (2019)






Terror baseado em uma figura do folclore mexicano: La Llorona


A história se baseia na lenda mexicana da Chorona, mas em todos os lugares existe uma versão dela. Aqui no Brasil é a mulher de branco. Ela se iniciou no século XVI quando moradores diziam ouvir uma mulher chorando durante a lua cheia. Quando ela é vista, aparece como uma mulher vestida de branco com longos cabelos negros. Geralmente ela é vista próximo a lagos.



O filme se passa na década de 1970. A assistente social Anna Garcia atende uma mulher chamada Patrícia e, um dia, percebe que ela está trancando os dois filhos em um quarto e mantendo um comportamento estranho. Ela resolve tirar as crianças de lá, levá-las para uma brigo e, na manhã segguinte, elas são encontradas mortas, afogadas. A mãe é presa acusada de matar as crianças, mas nega, dizendo que foi a Chorona. Depois amaldiçoa Anna, dizendo que ela também levará os filhos dela e, a partir daí, coisas estranhas começam a acontecer.


Para quem gosta de filmes de Terror baseados em espíritos que voltam para nos amedrontar, a franquia Invocação do Mal nos deixou mal acostumados. Histórias fora dos padrões utilizados nesses filmes acabam sendo considerados fracos de roteiro e deixam a desejar no fator nos fazer “passar medo”. Mas a história é essa, não tem muito o que se inventar. Para os amantes do gênero é um bom divertimento.


O filme levou uma excelente nota do site Adoro Cinema, mas foram levados mais em conta os aspectos técnicos e o fato de se conseguir misturar o cenário americano com as crenças latinas sem causar conlfito.

Mas, existiu mesmo a Chorona?

A lenda inicial vem da região de Xochimilco, na cidade do México. Lá havia uma florista, chamada Yoltzin, mãe de dois filhos, que tinha que os deixar sozinhos para poder ir trabalhar. Um dia ela voltou e encontrou a casa pegando fogo e retirou as crianças lá de dentro e as levou para um bote no lago. Só que o bote sumiu e as crianças foram encontradas mortas no dia seguinte. Yoltzin entrou em depressão e só chorava, morreu de tristeza. Sendo assim acredita-se que ela é a mulher que ouvem chorando toda lua cheia.


No filme a história é um pouco diferente. A Chorona seria uma mulher cujo marido cometeu adultério e ela matou os dois filhos para se vingar. Arrependida se afogou em um lago e vaga até hoje procurando seus filhos, por isso ela leva as crianças que encontra.


CURIOSIDADE


No filme Anna pede a ajuda e um padre, Pe. Perez, que diz que antes não acreditava em nada sobrenatural, até conhecer “uma certa boneca”. Ele está falando de Annabelle, já que participou do filme.


NOSSA NOTA – 3,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário