sexta-feira, 19 de abril de 2019

SHAZAM (2019)







Retrata mais uma história do Universo DC


A história fala de Billy Batson, um adolescente de 14 anos, orfão, que, sempre que adotado por uma família, acaba fugindo das casas para ir em busca da mãe da qual se perdeu quando era pequeno. Um dia ele recebe os poderes de um Mago, Shazam, que protege a Terra dos Sete Inimigos Mortais, os Sete Pecados Capitais: inveja, ira, orgulho, gula, avareza, preguiça e luxúria, presos na Rocha da Eternidade. Ele e seus ancestrais aprisionaram seus inimigos que foram soltos pelo antagonista Doutor Silvana, um menino que tempos atrás foi rejeitado para receber os poderes de Herói. Na busca muitas crianças recebem o convite que acaba chegando até o menino Billy.



Mas, porque Shazam? A palavra Shazam é um acrônimo, a junção das primeiras letras de personagens da Mitologia, e que contribuem com os poderes do Herói. Salomão traz a sabedoria, Hércules a força, Atlas o vigor, Zeus o poder, Aquiles a coragem e Mercúrio a velocidade.



Assim Shazam se torna um Super Herói com amplos poderes mas com a cabeça de uma criança, o que torna difícil, no início, que ele entenda suaa verdadeira missão.



Antes da Marvel Comics ser criada, o herói foi criado com o nome de Capitão Marvel pela Editora Fawcett. Marvel vinha de “marvelous” (algo como maravilhoso em inglês). Em 1941 a DC resolveu processar a Fawcett, dizendo que o uniforme e os poderes do Capitão Marvel eram indênticos ao do Superman e, por isso, configurava plágio. A briga durou 12 anos e levou a empresa à falência. Com os direitos adquiridos pela DC o personagem virou “Shazam!”, palavra que ele grita para se transformar.


É compreensível que quando se espera muito algo acontecer as expectativas sejam altas e ainda mais quando se tem um padrão de comparação quando outros filmes de super heróis são lançados um atrás do outro. O filme aposta no humor juvenil e acaba se distanciando muito das grandes produções.



Zachary Levi dá um banho de interpretação e nos convence plenamente de que é realmente apenas um adolescente tentando ser herói.



É um filme memorável? Não. É um filme que agrada muito ao público adulto? Talvez não. Mas cumpre seu papel pela diferença. Não vá esperando muito e acabará se divertindo.




NOTA PÚBLICO – 4,2

NOSSA NOTA – 3,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário