terça-feira, 27 de junho de 2017

O CÍRCULO (2017)






Ficção Distópica, Leve suspense


Ficção distópica são histórias que retratam o futuro de uma maneira onde nada deu certo, o contrário de ficção utópica. Exemplos de ficção distópica são Jogos Vorazes e Maze Runner.


Baseado no livro “O CÍRCULO” de Dave Eggers.


Mae Holland – Emma Watson (A Bela e a Fera)
Eamon Bailey – Tom Hanks (Inferno)
Ty – John Boyega (Star Wars)
Mercer – Ellar Coltrane (Protagonista de “Boyhood”)
Annie – Karen Gillian (Guardiões da Galáxia)


Mae é uma moça inteligente, focada e que quer ser alguém na vida principalmente para poder dar uma vida melhor aos seus pais, já que seu pai sofre de Esclerose Múltipla e sua mãe vive para cuidar dele. Um dia ela recebe uma ligação de sua amiga Annie dizendo que abriram as inscrições para trabalhar na empresa de comunicação onde ela trabalha como gestora, e considerada a maior empresa do país: O Círculo. Ela passa na entrevista e começa em uma função de “atendimento ao cliente”, uma posição de onde todos iniciam suas carreiras.



Esse é apenas o começo da história. Ela se desenvolve mostrando o que realmente é “O Círculo”, como e porque ele foi criado, qual seu real objetivo (já que a premissa é fazer com que todas as pessoas se conectem ao círculo, uma realidade onde todos seriam vigiados e expostos virtualmente, o que, segundo eles, fariam com que todas as pessoas fossem mais verdadeiras) e como ele funciona.

Além disso, a exposição de sua vida poderia servir de exemplo positivo para outras pessoas e até mesmo fazer com que aqueles que, por algum motivo, não podem viver essas experiências por si mesmos, possam usufruir delas através dos outros.

O filme é de certa forma metafórico, apesar  das metáforas serem bem claras e não necessitarem de grande imersão para serem compreendidas. Mostra de forma simbólica a exposição pelos reality shows, os vlogs feitos pelos You Tubers, e tenta passar a imagem de que toda essa exposição só tem efeitos positivos, o que sabemos não ser verdade, pois o direito à privacidade é parte da nossa saúde como indivíduo. Assuntos como esse já são discutidos desde o excelente “1984” de George Orwell, de 1949. Aliás esse livro é excelente e quem quiser ler está disponível no link abaixo:




O ritmo pode parecer arrastado, mas acredito que o objetivo tenha sido manter a mente do espectador conectada o tempo todo com as ligações entre o filme e nossa realidade. Faz-nos pensar no controle que a tecnologia nos possibilita, mas também em quem faz o papel de controlador e quem são os controlados.

O roteiro é bem simples e se apóia totalmente no grande elenco escolhido, aliás esse foi até mesmo o motivo pelo qual esperamos ardentemente pela estréia. O que traz um pouco de dificuldade é a linguagem utilizada, um pouco cansativa. A finalização deixa a desejar, o que para nós foi uma pena.


Você quer assistir a esse filme?


Ele está disponível no link abaixo com legendas e boa qualidade de iamgem e som


Bom divertimento!!!!!


http://filmeseseriesonline.net/o-circulo-2017-legendado-online/







Nenhum comentário:

Postar um comentário