segunda-feira, 24 de julho de 2017

MA MA (2016)






Drama


FILME LANÇADO APENAS PARA DVD NO BRASIL.
DISPONÍVEL NO TELECINE PLAY


Magda – Penélope Cruz
Arturo – Luis Tosar


Magda está desempregada, em crise com o marido e descobre que está com câncer de mama. Para não preocupar a família ela resolve tratar tudo em segredo. No dia em que recebe a notícia, ela conhece Arturo, um olheiro do time de futebol Real Madrid que vê em seu filho, um jogador do time de base, um grande futuro no esporte. Porém, de repente, Arturo recebe a notícia de que sua esposa e sua única filha foram atropeladas, deixando o olheiro sozinho e eles acabam se envolvendo.


A doença evolui e Magda resolve engravidar para poder, através de seu filho, permanecer junto à sua família.



O filme é dramático, mas de forma exagerada. Evolui dentro de um ritmo lento e traz algumas situações que ficam incompreensíveis para o grande público. Um exemplo disso é o envolvimento emocional fora do comum do médico com o caso de Magda que se sabe não ser como acontece de costume. Também a atitude de Raul, ex-marido de Magda que tenta voltar com ela, ela não aceita, mas mesmo assim ele acaba não dando nenhum apoio ao filho. O envolvimento entre Magda e Arturo ocorre logo após o falecimento da esposa, o que deixa essa situação também estranha. Todos esses fatos fazem o roteiro ser um pouco confuso.


O plot principal do filme é mostrar uma mulher que enfrenta a dor com esperança e coragem. Possui muitas metáforas, como a presença de caranguejos em alguns momentos do filme, trazendo a simbologias da dúvidas que crescem na mente de Magda diante da doença, se ela deve ou não se abrir para a vida diante da iminência da morte. Outro símbolo é a insistência dele em manter o mamilo após a cirurgia, pois para o seio, o mamilo é a parte que mantém a estética.


É um filme bem diferente do formato a que estamos acostumados e isso faz parte da originalidade presente no cinema espanhol, que já contribuiu para Hollywood com tantas estrelas, como a própria Penélope Cruz, Javier Barden e Antonio Banderas, entre outros. Porém o gênero ainda que traz melhores filmes do país são os de suspense.



Nenhum comentário:

Postar um comentário