quinta-feira, 31 de agosto de 2017

A VÍTIMA PERFEITA (2009)






Drama baseado em fatos reais


Caroline Reed é uma jovem acima do peso e com graves problemas de auto-estima que se torna obcecada por Rachel Barber, sua vizinha bailarina que, na opinião dela, seria tudo o que ela queria ser. Motivada pela inveja, ela arma um plano diabólico para tirar a vida da menina de apenas 15 anos.



Baseado na história real de Rachel Barber, o filme foca na personagem da criminosa, na época com 19 anos, que foi babá da menina e que dessa forma desenvolveu a obsessão que a levou ao assassinato.


Alguns pontos da história foram alterados no filme. Segundo os fatos revelados pela polícia, Rachel teria sido estrangulada com um fio de telefone, e achada posteriormente dentro de um saco plástico no interior do guarda roupa de Caroline.




Os detalhes da personalidade de Rachel, que, segundo o filme, seria uma menina rebelde que facilmente poderia ter fugido de casa, não são fatores encontrados em nenhuma reportagem que houve do caso na época. Mas o fato dela ter sido atraída por uma oportunidade de trabalho que lhe renderia dinheiro é uma informação verdadeira.








Caroline foi presa e está em regime condicional desde 2011, mas o mais assustador foi que ela, ao ser solta, estava irreconhecível. Sua fisionomia havia mudado e dessa vez se assemelhava muito a Andrea Mohr, uma traficante de drogas alemã, o que mostra claramente que Caroline, além de auto-estima baixa e depressão, poderia ter outros transtornos psicológicos.



O filme teve seu roteiro baseado no livro “A Vítima Perfeita” de Megan Norris e Elizabeth Barber (mãe de Rachel) e reuniu um elenco de peso, mas que não garantiu a qualidade do filme, que deixa um pouco a desejar. Guy Pearce faz o pai de Rachel, Miranda Otto é a mãe de Rachel e Sam Neil faz o pai de Caroline. Porém o desempenho de Ruth Bradley na pele da desorientada Caroline Reed sustenta o filme.



O filme está disponível no You Tube completo e dublado, porém com qualidade razoável, no link abaixo:


quarta-feira, 30 de agosto de 2017

O DESPERTAR DO PSICOPATA (2017)






Suspense


Em 1968, na Califórnia, um homem mascarado que se denominou Assassino do Zodíaco matou 37 pessoas, mas nunca foi achado. Quase 50 anos depois, Mick e Zoe compram um galpão/depósito que teve seus pagamentos atrasados e dentro dele descobrem rolos de fita com as filmagens dos assassinatos do serial killer. Como existe uma recompensa de 100 mil dólares para quem fornecer pistas concretas para a prisão do assassino, eles resolvem analisar o material recolhido e tentar descobrir qualquer coisa que os ajudem a ficar com o prêmio, já que moram em um trailer e precisam de dinheiro para mudar de vida.


O roteiro é bem construído, não tem cenas de terror, apenas um pouco de violência, porém totalmente suportável. O filme não teve lançamento oficial nos cinemas, pelo menos não por enquanto, mas para quem gosta do gênero é bem interessante.



Link abaixo para assistir ao filme:



terça-feira, 29 de agosto de 2017

MÃE SÓ HÁ UMA (2016)






Drama Nacional


Pierre tem 17 anos, mora com sua mãe Aracy e sua irmã menor, é bissexual e rebelde. Um dia ele e sua mãe são informados de que houve uma denúncia na polícia. A denúncia foi feita por um casal que alega que Pierre foi roubado da maternidade e seu nome na verdade é Felipe. Após um exame de DNA, tanto ele como a irmã são resgatados para suas famílias originais e sua mãe presa por seqüestro.


O filme traz temas importantes, como o difícil processo de adaptação de um indivíduo que descobre não ser quem acha que é, assim como a questão de gênero e sexualidade, pois Pierre além de bissexual também gosta de se vestir e se maquiar como mulher.



O roteiro teve como base a história de Pedrinho, o menino que foi seqüestrado por uma enfermeira em Brasília, no ano de 1986 e foi criado como filho da mulher que o levou, mas não é apenas um documentário. Tem como objetivo central analisar as emoções que envolvem uma história como essa.


O que dizer de um filme dirigido pela maravilhosa Anna Muylaert? É uma história instigante, moderna e que prende a atenção. Só acaba de uma maneira brusca, mas entendemos que o objetivo é deixar que o espectador reflita e ele mesmo imagine como essa história pode terminar.


O jovem Pierre/Felipe é interpretado por Naomi Nero, sobrinho do ator Alexandre Nero e consegue nos levar até o personagem com facilidade. O filme também conta com a atuação sempre eficiente de Matheus Nachtergaele e Dani Nefussi (que faz o papel da mãe adotiva e também da mãe biológica de Pierre).



O filme recebeu nota média de 3,5 tanto por parte da crítica especializada como também por parte dos espectadores.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

OPERAÇÃO BIG HERO (2014)






Animação


Hiro Hamada é um adolescente de 13 anos super gênio que adora participar de lutas de robôs. Seu irmão Tadashi Hamada também é um gênio, e estuda numa das melhores Universidades de Tecnologia do país. Os dois são órfãos e moram com uma tia, dona de um restaurante. A cidade onde moram é Fransoskio (uma mistura de São Francisco com Tokio) e Tadashi consegue convencer seu irmão a realizar um projeto e conseguir uma bolsa onde ele estuda. Seu projeto envolve a manipulação de microbôs manipulados mentalmente.


Uma tragédia familiar tira Hiro de seus projetos e o leva a um processo depressivo, mas algumas circunstâncias que ele não esperava vão fazer com que sua força para viver e criar retorne e ele e seus amigos se transformem em heróis. Nesses amigos está incluso o robot Baymax criado por seu irmão para ser um agente de saúde.


Animação dos estúdios Walt Disney o filme possui todos os elementos necessários para ser uma excelente diversão: roteiro bem definido, comédia e drama em boas proporções e muita ação. Diverte adultos e crianças, sem dúvida nenhuma.


Inspirado nos quadrinhos Big Hero 6 da Marcel Comics, faturou o Oscar 2015 de melhor Filme de Animação e ainda manteve o status de filme de animação que mais lucrou no seu ano de lançamento e ficou atrás apenas de Frozen e o Rei Leão como maior animação de todos os tempos dentre as criações do estúdio.


O canal do You Tube Operação Cinema soltou um vídeo no dia de hoje (28.08.17) trazendo a informação de que o filme vai virar desenho animado ainda esse ano no canal Disney XD.


As notas tanto da crítica especializada como dos espectadores ficaram entre 4 e 5, nota máxima.


Quer assistir? Link abaixo:



domingo, 27 de agosto de 2017

ANNABELLE 2 – A CRIAÇÃO DO MAL






Terror, Suspense



O filme traz a história de como a boneca Annabelle se tornou um condutor para o mal. Samuel Mullins é um fabricante de bonecas. Um dia, na volta da igreja, sua filha Annabelle é morta por atropelamento e a vida do casal fica arruinada. Numa tentativa desesperada de satisfazer a saudade que sentiam da menina, o Senhor e a Sra. Mullins acabam abrindo a porta para uma entidade do mal, que é conduzida por uma das bonecas da menina.


Doze anos após a morte de Annabelle, o casal Mullins convida uma freira e seis meninas órfãs para morar com eles, já que a casa é grande e pouco habitada. Porém eventos sobrenaturais ligados à boneca começam a acontecer.



O filme em sua primeira hora é bem calmo, se preocupa em trazer a história de como a boneca Annabelle se tornou um instrumento do mal e no conhecimento de cada personagem. Os eventos que trazem maior terror começam após uma hora de filme.


O roteiro é básico, com um único plot, mas entrega o que promete, a origem do mal em Annabelle. O filme ao final faz uma ligação muito boa com o primeiro filme, o que também é interessante.


Não nos impressionou tanto quanto aos filmes da série INVOCAÇÃO DO MAL, mas diverte quem gosta do gênero. Em relação à crítica especializada ele foi considerado melhor que Annabelle, o primeiro filme e ambos tiveram notas entre 3 e 5 por parte dos usuários.



sábado, 26 de agosto de 2017

DEATH NOTE (2017)







DISPONÍVEL NA NETFLIX DESDE O DIA 25.08.17


Death Note é um caderno enviado ao nosso mundo pelo Deus da Morte Ryuk. Esse caderno possui várias regras, mas a principal é que ao escrever o nome de uma pessoa e como ela vai morrer, o que for escrito acontece.


Light Turner é um estudante adolescente que se torna proprietário do caderno quando o vê cair do céu durante uma chuva. Experimenta os seus poderes com outro estudante que tinha o hábito de praticar bulliyng com os menos afortunados e funciona.


Light perdeu a mãe atropelada por um homem que nunca foi punido por seu crime, e este se torna a segunda vítima do caderno. Logo ele se torna uma espécie de vingador, estimulado por sua namorada Mia, e começa a matar todos que ele julga estar fora da lei. É bom esclarecer que Light é filho de um policial.



A polícia começa a ficar incomodada com esse justiceiro que carrega multidões através da internet, pessoas que julgam Kira, como ele se autodenominou, como o novo Deus na Terra. Assim chamam L., um jovem detetive que se alimenta de doces e dorme pouco, que já acumulou grandes feitos em seu campo de trabalho, para descobrir quem é Kira.


O filme foi baseado em uma série de mangá escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata, e já foi filmado no Japão (link para quem quiser assistir no final da postagem), a primeira versão de 2006.


Uma curiosidade é que na versão da Netflix quem faz o demônio Ryuk é Willem Dafoe.


Existem diferenças e semelhanças entre o filme original e o da Netflix. No filme original o adolescente que se torna o dono do Death Note se chama Light Yagami e no americano se chama Light Turner. Os dois são filhos de policiais, porém na versão japonesa Light tem sua mãe viva e uma irmã. Em ambos o demônio, um shinigami que sobrevive das expectativas de vida não utilizadas por quem é morto através do caderno (isso só é explicado no filme original) se chama Ryuk (na versão japonesa Ryuuku).


O livro na versão americana ganhou várias regras que não fazem parte do caderno japonês, onde se você escrever apenas o nome da pessoa ela morre em 40 segundos por conta de um ataque cardíaco e se você escolhe o tipo de morte que você deseja o tempo é um pouco maior.


Apesar dessas e de outras pequenas similaridades, o restante da história caminha de forma diferente. O filme japonês é mais conceitual, de suspense e apesar de também deixar alguns furos na história, é mais completo, explica melhor como as coisas acontecem e como o livro funciona. Também tem uma sequência complicada de entender, mas interessante lançada em 2016 que se chama “DEATH NOTE: ILUMINANDO O MUNDO”


Já a versão americana explora mais o terror, muitas cenas gore (cenas de muito sangue) e o final não convence. As notas em termos de crítica e de usuários na versão Netflix foram baixas. As da versão japonesa foram melhores.


Se você quer ter as duas experiências a seguir colocamos os links dos dois filmes na versão japonesa.




DEATH NOTE




DEATH NOTE: ILUMINANDO O MUNDO

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

SUPERPAI (2015)






Comédia nacional

DISPONÍVEL A PARTIR DE HOJE NA NETFLIX


Diogo (Danton Mello) é casado com Mariana (Monica Iozzi) e tem um filho. No mesmo dia em que ele recebe a notícia de que acontecerá a festa de 20 anos de formatura, onde ele poderá reviver os bons momentos da juventude e da solteirice, sua sogra sofre um acidente e sua esposa, tendo que passar a noite com sua mãe no hospital. Então ele fica responsável por buscar seu filho na escola e cuidar dele durante a noite. Mas, e a festa?


Aí Diogo tem a idéia de levar seu filho para uma creche noturna enquanto aproveita a reunião com os amigos. Nessa festa vai estar sua paixão de escola e ele tem a esperança de concretizar o sonho adolescente. Quando chega a hora de buscar o filho, seus amigos propor irem buscar a criança juntos e voltar para a animação, só que ele pega a criança errada, um menino coreano no lugar do seu filho e aí começa a confusão.


Apesar das notas negativas da crítica especializada, a maioria dos espectadores deu nota 3,5 ao filme e o achou bem engraçado. Se você procura uma comédia bem brasileira, com palavrões e muitos desencontros, pode se divertir com o filme. Mas cuidado. O que não faltam são piadas escatológicas e preconceituosas. Vale lembrar que não é um roteiro que foi criado para ganhar o Oscar e sim para divertir. E esse compromisso ele cumpre.



O filme também conta com Antonio Tabet (Porta dos Fundos e Kibeloco) e Dani Calabresa no elenco.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

O RASTRO (2017)






Suspense, você vê mais terror no trailer do que no próprio filme


O cinema brasileiro tem seus melhores filmes ligados ao gênero de comédia e já faz algum tempo que cresce no mercado de filmes dramáticos e biográficos. Não possui ainda uma identidade própria em filmes de suspense e terror, mas está caminhando.


Com “O CASEIRO”, filme já postado aqui no blog, conseguiu trazer uma atmosfera onde a atenção do espectador se mantinha ligada ao filme o tempo todo, tentando entender as mensagens enviadas pela história e descobrir o que realmente estava acontecendo.



Nesse filme vemos o Sistema de Saúde do Rio de Janeiro entrar em colapso e com isso alguns hospitais serem fechados. O médico escalado para fechar um dos hospitais, justamente aquele administrado por seu amigo e padrinho de casamento, é João Rocha (Rafael Cardoso), um rapaz jovem, com sua carreira em ascensão e casado com Leila (Leandra Leal), que está grávida.


Na hora da transferência dos pacientes ele conhece a menina Julia, que apesar de estar internada no hospital, após a transferência simplesmente desaparece. Esse fato atormenta João, que começa a procurá-la incansavelmente. Mas nessa procura ele vai se deparar com fatos que ele nem imaginava existirem.


O roteiro é bom, porém mal executado, sendo a tentativa de trazer o sobrenatural para a história um quase fracasso. O filme acaba deixando brechas sem compreensão, principalmente no final e cenas fora de contexto. O uso do tom azulado/esverdeado está presente de forma excessiva e o único terror apresentado no filme vem de algumas cenas do tipo “jump scares” e muito barulho. Algumas atuações foram exageradas, apesar do elenco de primeira categoria, mas como já comentamos aqui no blog, a falta de experiência por parte dos atores brasileiros com esse tipo de gênero ainda afeta o desempenho da maioria.


As notas dadas tanto pela crítica como pelos espectadores foram irregulares. Alguns amaram, outros odiaram, mas a maioria ficou na coluna do meio, nota 3,0.


Quer assistir?


quarta-feira, 23 de agosto de 2017

UM CONTRATEMPO (2016)





Suspense

DISPONÍVEL NA NETFLIX


Adrian Doria é um empresário de sucesso. Casado com Sonia, eles tem uma filha pequena, Alex. Porém ele mantém um caso extraconjugal com Laura. Um dia ele acorda dentro de um quarto de hotel, depois de ser atingido na cabeça e descobre Laura morta no banheiro. A polícia invade o quarto e ele vai preso. Todos os indícios levam a um crime passional, até porque o quarto estava trancado por dentro e não teria como alguém fugir dali. Mas Adrian alega inocência, diz que não foi ele que matou a amante e que havia outra pessoa no quarto que os atacou.


Seu advogado, Felix, contrata uma advogada especialista em preparar testemunhas para depoimentos no tribunal para ajudá-lo a arranjar uma versão que o inocente. Mas para isso Adrian terá que abrir toda a história para ela, para que possam encontrar um caminho que convença o Juiz e a promotoria. Os fatos começam a aparecer e é nesse momento que percebemos quantas facetas são possíveis para uma única verdade.


A produção argentina nos traz um suspense como há muito tempo não se via. Ele nos prende a atenção do começo ao fim e é uma pena que não tenha sido tão divulgado. Pertence ao catálogo da Netflix, mas poucas pessoas deram a devida atenção ao filme.


Não é um filme de terror, mas tem um suspense ativo, que muda os rumos da história a todo o momento e tem um final surpreendente.


As notas entre crítica e espectadores ficaram entre 4.5 e a máxima 5.0.


terça-feira, 22 de agosto de 2017

O GUARDIÃO INVISÍVEL (2017)







Suspense, Drama

DISPONÍVEL NA NETFLIX


Uma série de assassinatos de meninas contendo padrões muito parecidos leva a Inspetora de Polícia Amaia Salazar a ter que retornar à sua cidade natal, onde existem vários conflitos familiares. Quando criança teve que ser criada por sua tia avó por não se dar nada bem com sua mãe e, por esse motivo, quando adulta, resolveu sair da cidade e manter pouco contato com a família.


O filme espanhol traz uma mistura de busca por um serial Killer com o drama que envolve a família de Amaia e, aos poucos, as histórias vão se misturando.



O filme possui quase 2 horas e 10 minutos de duração, o que acaba deixando o desenrolar da história um pouco chato, pois a lentidão prejudica a evolução de um roteiro que já tem algumas partes bagunçadas.


O plot do filme, o tal Guardião Invisível, fica invisível até o final, portanto não espere uma resolução a respeito desse “detalhe”. O roteiro foi baseado no primeiro livro da trilogia sobre o vale de  Baztán, escrito por Dolores Redondo, e os outros dois livros já estão garantidos também para uma versão cinematográfica.


O filme traz em toda a sua extensão um tom azulado/esverdeado para aumentar o tom de mistério e suspense, o que, agregada a lentidão com que se desenrola a história como já foi dito, prejudica o clima de ação e o envolvimento do espectador.


Não é exatamente uma perda de tempo, mas já vimos suspenses bem melhores.


O filme está disponível no You Tube, porém as partes faladas em inglês não estão legendadas.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O REINO GELADO: FOGO E GELO (2017)






Animação


Kai e Gerda são irmãos gêmeos. Seus pais acabaram congelados quando Gerda salvou seu irmão e venceu a Rainha das Neves e desde então eles andam pelo país fazendo palestras contando suas aventuras. Mas um dia eles cansam dessas viagens e de ganhar apenas uma moeda por suas apresentações e vão para a terra dos Trolls. Lá conhecem Rony que conta para Gerda a lenda sobre uma pedra que tem o poder de realizar desejos. Mas é proibido ir até onde ela está guardada.



Como dizem, o que é proibido é mais gostoso, e com essa busca vão começar diversas confusões que os irmãos mais uma vez terão que resolver.


O filme é o terceiro longa de uma série que se iniciou em 2012 com o filme “O Reino Gelado” baseado no conto “A Rainha das Neves” de Hans Christian Andersen e teve sua continuação em 2015 com “O Reino Gelado 2”.



Todos foram produções russas e, apesar de ter qualidade de computação gráfica boa, tem um roteiro fraco e previsível. Assim como o anterior tem como atrativo para as crianças as dublagens, dessa vez feita por Larissa Manoela e João Guilherme. Tenta trazer drama e comédia misturados, mas para quem tem um pouco mais de idade os acontecimentos são totalmente previsíveis. Para crianças pequenas (até uns nove anos) pode ser interessante.

domingo, 20 de agosto de 2017

ONDE ESTA SEGUNDA? (2017)






Suspense, Ação, Violência

PRODUZIDO PELA NETFLIX

ESTREOU DIA 18.08.17


Karen Settman – Naoomi Rapace
Nicolette Cayman – Glen Close
Terrence Settman – Willem Dafoe
Adrian Knowles – Marwan Kensari


O ano é 2073. A população da Terra atingiu níveis alarmantes. Para garantir a sobrevivência Nicolette Cayman cria a Agência de Relocação de Crianças. Cada casal só poderia ter um filho, isso se provasse que teria condições financeiras de cuidar adequadamente da criança. Quem nascesse fora dessas normas seria recolhido e mantido em criogênese (congelado) até que o planeta proporcionasse um suporte maior à vida.


A filha de Terrence Settman dá a luz a sétuplos, sete meninas totalmente iguais, porém morre durante o parto. O avô das meninas resolve criá-las escondido e as nomeia como os dias da semana (segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo). Quando as meninas chegam à idade escolar, ele inventa uma única personalidade para todas elas, chamada de Karen Settman, o nome da mãe das meninas, e as educa para que as habilidades de cada uma sejam incorporadas na personalidade total de Karen. Porém cada uma só pode sair à rua no dia respectivo ao seu nome.



Karen estuda e consegue um bom trabalho em uma grande empresa, porém no dia de sua promoção, justamente uma segunda-feira, sua pulseira de identificação perde o sinal e ela some. Nesse momento começa a jornada das irmãs para descobrir o que aconteceu com Segunda.


O filme traz suspense, muita ação, muita violência e várias reviravoltas no final. Apesar de um filme mais longo (ele tem 2 horas e 3 minutos de duração) ele prende a atenção do espectador através de um roteiro bem construído e que sabe soltar as informações aos poucos.

Também traz uma crítica severa a como estamos tratando nosso planeta e como podemos, em um futuro próximo, termos que conviver com as conseqüências de uma explosão demográfica.


Talvez algumas pessoas não reconheçam, mas a protagonista, que, aliás, está excelente no filme, Noomi Rapace é conhecida por seu papel em PROMETHEUS, onde viveu a Dra. Elizabeth Shaw.


Filme muito bom, vale realmente à pena. O único ponto negativo para algumas pessoas é ser um filme que contém cenas de extrema violência e sangue. Eu mesma passei vários momentos de olhos fechados....rsrsrs.....mas não me arrependi de assistir mesmo assim.


Para quem não tem Netflix o link para assistir é



sábado, 19 de agosto de 2017

DANCE ACADEMY (2017)






Drama baseado na série de TV e muita, muita dança


Esse é um filme não só para quem acompanhou a série, na verdade para essas pessoas é obrigatório, mas também para qualquer pessoa que gosta de dança e de histórias onde cair e levantar faz parte do caminho que se tem quando se persegue um sonho.


Tara, nos últimos capítulos da terceira e última temporada da série “DANCE ACADEMY”, durante sua audição para a Companhia Nacional, cai e fratura suas costas mais uma vez, só que dessa vez ela perde os movimentos das pernas. Após duas cirurgias, semanas de internação e muita fisioterapia, ela consegue voltar a andar e abre um processo de indenização contra a Companhia, alegando que não pode mais dançar devido ao acidente que sofreu, tendo sido provocado por falta de segurança durante o espetáculo.



Mas aí chega o conflito: se ela escolher o processo, pode ganhar muito dinheiro, mas não poderá mais dançar. Será que é isso realmente que ela quer? Na sua busca interna por resolver essa dúvida, ela reencontra seus amigos de jornada e vemos o caminho que cada um seguiu após o encerramento das aulas, mais ou menos o que já foi visto no último capítulo da season finale, que foi ao ar em 30 de setembro de 2013.

Como fãs da série, ficamos muito decepcionados ao saber que o filme não seria exibido no Brasil. Chegamos a entrar em contato com a produção Australiana que apenas alegou que estavam tentando levar o filme ao maior número de países que conseguissem, mas não tivemos sorte.


Agora chegou nossa chance. O filme está no link abaixo. Bom divertimento!!!!!!


sexta-feira, 18 de agosto de 2017

VALERIAN E A CIDADE DOS MIL PLANETAS (2017)






Fantasia, Aventura


Valerian – Dane DeHaan
Laureline – Cara Delevingne
Comandante – Clive Owen
Bubble – Rihana


O filme se passa no século XXVIII, mais precisamente no ano de 2740. Alpha, a Cidade dos Mil Planetas, é um lugar que reúne várias espécies do universo que vão morar nesse complexo com o objetivo de compartilhar conhecimento e crescerem todos juntos. Numa manobra para preservar o ambiente na Terra, Alpha é lançada para fora da órbita do nosso planeta, começa a vagar pelo Universo tendo como representante do Governo dos Territórios Humanos, o Comandante.


Logo após a apresentação de Alpha, o filme traz a destruição do Planeta Mol, que se dá por conta de naves que começam a cair do céu, propagando uma radiação que aniquila a vida no planeta.


Valerian e Laureline são soldados que permanecem no espaço intergalático a espera de missões que estejam à altura de suas capacidades. Durante uma missão onde deveriam capturar um conversor de energia, eles acabam se envolvendo na história do Planeta Mol e seus habitantes (os Pearls, muito parecidos com os seres de “AVATAR”) e conhecendo os verdadeiros acontecimentos.


Como a maioria dos filmes de Fantasia e Aventura os pontos principais são os aspectos visuais. O filme é uma verdadeira sucessão de quadros que parecem pinturas feitas à mão e efeitos visuais de boa qualidade, mas é mais visual do que roteiro. Inclusive em muitos momentos a história aparece de forma bagunçada e aí o tempo de filme (mais de duas horas) se torna longo demais.


Os protagonistas também não ajudam. As atuações são fracas e ricas em caras e bocas.


O filme foi baseado na série de quadrinhos Valerian e Laureline criada por Pierre Christin (roteirista) e Jean-Claude Mezières (desenhista). A história que aparece no filme foi inspirada em “O Embaixador dos Homens”, sexto álbum da série publicado em 1975.


O filme é dirigido por Luc Besson responsável por sucessos como “O QUINTO ELEMENTO” e “LUCY”. Luc é um entusiasta das histórias de Valerian e já nutre o desejo de fazer esse filme há muito tempo.


Quem gosta de efeitos 3D vai gostar da experiência que é fantástica, mas o filme fica nisso. As notas entre critica e espectadores ficaram em torno de 2,5 a 3.5, notas mais altas dadas pelos entusiastas de mais espetáculo e menos trama autêntica, o que não ajuda muito.



quinta-feira, 17 de agosto de 2017

UM HOMEM DE FAMÍLIA (2017)






Drama


Dane Jensen – Gerard Butler
Elise Jensen – Gretchen Mol
Ed Blackridge – Willian Dafoe


Dane Jensen é um Head Hunter que, para cumprir suas metas e recolocar quem lhe interessa, cria mentiras e engana quem estiver pela frente. Seu chefe, Ed, quer se aposentar, e suas opções para substituí-lo são Dane e Lynn, sua rival direta na empresa. Porém para ganhar essa promoção ele terá que bater suas metas durante os três últimos meses do ano.


Mas nesse momento sua família é assolada por uma tragédia: seu filho mais velho tem leucemia na sua forma mais grave e corre risco de morte. Todos esses acontecimentos fazem com que Dane repense suas prioridades na vida.


O filme mostra as dificuldades de um homem que luta no mundo corporativo, que por si só já é cruel, para conseguir o sucesso, deixando sua família de lado e utilizando de técnicas que estão muito longe das práticas éticas.


A história pode ser muito bonita, mas tem problemas de roteiro. É como se o caráter de Dane mudasse do dia para a noite e, apesar de cometer tantos atos prejudiciais a outras pessoas, ele encontrasse a redenção suprema.


Os críticos, por esse motivo, deram notas baixíssimas ao filme. Os espectadores se mantiveram na avaliação média de 3 pontos.



É uma boa diversão familiar. Estreou nos cinemas em 18 de maio e é possível assistir pelo link abaixo:


quarta-feira, 16 de agosto de 2017

COMO SE TORNAR UM CONQUISTADOR (2017)






Comédia


Maximo – Eugenio Derbez
Sarah – Salma Hayek
Cindy – Kristen Bell
Rick – Rob Lowe
Celeste – Rachel Welch


Maximo viu muitas coisas ruins acontecerem na sua infância em decorrência do trabalho exagerado do pai e desde pequeno resolveu que não iria trabalhar, mas iria achar uma mulher bem rica que o sustentasse. E conseguiu. Aos 21 anos conheceu uma mulher de 55 anos, muito rica e se casou com ela.


E foi muito feliz, tendo todos os mimos que sempre desejou, por 25 anos. Até que ela resolveu trocá-lo por alguém mais novo e ele saiu do casamento com uma mão na frente e outra atrás.



O que fazer? Procurar por sua irmã, que não via há anos. Ela ficara viúva, com um filho de 10 anos e depois de muita insistência resolve dar uma chance para o irmão. Mas ele não desiste de seu plano de vida e parte em busca de outra mulher rica que o sustente.


O filme começa fraco, parece que vai virar mais um exemplo de cine pastelão, mas não é isso que acontece. Eugenio consegue atrair a atenção do espectador para um personagem que ao mesmo tempo é aproveitador e ao mesmo tempo carente de atenção e noção do que é realmente a vida.


Li críticas que mostravam o filme como exemplo de uma sociedade retrógrada, onde as mulheres precisam dos homens para suprir suas carências emocionais, mas não foi assim que vimos. As mulheres mais velhas na verdade usam a carência dos homens que não querem trabalhar para fazer deles o que querem e depois, quando cansam, trocam por outro. Não estamos dizendo que uma dessas posições esteja correta, depende do ponto de vista, mas com certeza o filme não comete nenhuma falha com o movimento de empoderamento feminino que existe hoje em dia por conta disso.


Uma curiosidade é que o Maximo jovem é interpretado pelo filho de Eugenio Derbez.


Não é aquele filhe nota 10 (ou cinco na escala de cinema), mas a maioria dos espectadores considerou uma boa diversão a nível familiar.


Quer assistir?



terça-feira, 15 de agosto de 2017

PLANETA DOS MACACOS: A GUERRA (2017)







Ficção Cientifica Aventura com Ação


Caesar – Andy Serkis
Coronel – Woody Harrelson


A Guerra entre humanos e macacos continua. César continua a proteger o seu povo, em um lugar distante da floresta, mas os soldados tentam achá-lo, agora com a ajuda dos macacos que eram aliados de Koba e que decidiram ajudar os homens a derrotar César.


Não se tem como falar do andamento do filme sem dar spoilers de situações que vão aparecendo aos poucos e que são importantes para que a experiência vivida através do filme seja plena.


Desde 2011, quando foi lançado o filme “PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM”, acompanhamos a história e evolução de César, um macaco com inteligência superior criado em laboratório.



Para trazer maior realidade aos movimentos dos macacos foi utilizada a técnica de captura de movimento. Nessa técnica o filme é feito com atores reais que fazem o filme com roupas especiais e pontos presos a essa roupa e face. Os movimentos são capturados através desses pontos pelo computador onde eles são escaneados e mapeados, sendo usados para animar os animais digitais.


Existe uma referência “oculta” ao Nazismo, que aparece a partir do motivo que você descobre no filme que leva o Coronel a dizimar não somente macacos, mas também humanos, numa forma de preservação da espécie perfeita, até o modo como os soldados o reverenciam.


O mais interessante é que esse filme não traz uma luta entre o bem e o mal. Casa ser tem um pouco de cada lado, mas como mostra a história dos lobos, qual deles cada um está alimentando, o branco ou o negro? A vingança pessoal de César mostra um ser que não deixa de ser bom por não conseguir lidar com as conseqüências de sua própria dor.


A personagem Nova foi trazida do filme original de 1968. Interpretada por Linda Harrison na época, era também uma jovem que não falava e que foi nomeada dessa forma por seus protetores.


É um filme inteligente, que mistura entretenimento com imersão psicológica e ainda traz alguns pequenos pontos de humor. Não tem como não avaliar o filme como SENSACIONAL!!!!! As notas da crítica e dos espectadores beiraram a máxima de cinco pontos e as críticas negativas atingiram uma porcentagem quase irrelevante.


Quando o filme termina se tem a nítida sensação de que a trilogia chegou ao final, porém Andy Serkis disse em uma entrevista que isso não está confirmado ainda.



domingo, 13 de agosto de 2017

OS MENINOS QUE ENGANAVAM OS NAZISTAS (2017)






Drama, Baseado em uma história real


Joseph e Maurice Joffo são duas crianças que moram com seus pais e mais dois irmãos em Paris, formando uma família judia. Em 1939 começa a Segunda Guerra Mundial e em 1942 a perseguição aos judeus naquela região se intensifica, fazendo com que a família tenha que se separar, e os dois mais jovens começam uma fuga para preservação de suas vidas. Seu destino é a Zona Livre Francesa, onde ainda não havia acontecido a ocupação nazista.


O filme traz a trajetória de uma família que se une e se separa em busca de sobrevivência até o final da guerra em 1945. Foi baseada no livro “UM SAC DE BILLES” publicado pelo próprio Joseph Joffo em 1973. Os dois irmãos ainda estão vivos e moram na França com filhos e netos. Joseph hoje tem 86 anos.



O livro teve sua primeira adaptação para o cinema em 1975 com o nome de A BAG OF MARBLES (em referência as bolinhas de gude que Joseph carrega durante o filme). Joseph, além de ajudar os irmãos a cuidar da barbearia deixada pelo pai, também escreveu outros livros.


O filme é mais uma poesia dedicada aos duros anos onde o Nazismo e a perseguição pela colônia judaica aconteceram. Porém foca menos nos atos bárbaros e campos de concentração, e mais no plot principal que é mostrar como as duas crianças conseguiram sobreviver diante a toda essa perseguição.


Para quem quiser assistir no conforto de seu lar o filme está disponível legendado no link abaixo:






MINIONS (2015)






Animação e Comédia

ESTRÉIA DE HOJE NA NETFLIX


Os Minions são aqueles seres amarelos, comedores de bananas, fofos e engraçados que conhecemos como ajudantes de nosso Malvado Favorito. Mas não foi sempre assim. A essência de ter um Malvado que os liderasse sempre pertenceu à raça dos Minions. E desde os tempos mais antigos eles procuram um Vilão a qual eles possam servir. Mas, atrapalhados como eles são, acabam sempre mais prejudicando seus mestres do que ajudando.


Até que em 1968 eles se encontram em Nova York e ficam sabendo de um congresso de vilões e da presença de Scarlett Overkill, a vilã do momento, e resolvem que ela será a nova chefe dos pequenos seres.



O ponto alto do filme, para os adultos, são as referências feitas aos anos 60 e a trilha sonora. Mas o filme é claramente direcionado ao público mais infantil e aos amantes das sequências de MEU MALVADO FAVORITO. O roteiro é fraco sim, mas talvez o objetivo seja esse mesmo, apenas proporcionar momentos relaxantes e de boas risadas.

sábado, 12 de agosto de 2017

SETE DESEJOS (2017)






Suspense, Terror


O filme começa e Claire, uma menina ainda muito pequena presencia uma tragédia. Anos depois, já uma adolescente, ela mora com o pai. São pobres, sobrevivem de reciclagem, e isso faz com que ela sofra bullying na escola por parte dos mais ricos. Um dia seu pai acha uma caixa no lixo contendo várias inscrições em chinês. Como Claire estuda a língua, ele resolve dar a ela como presente antecipado de aniversário. As inscrições são muitas, mas Claire só consegue entender uma delas que diz “Sete Desejos”.



Após um dia cansativo na escola, de muita briga e preconceito com ela, Claire resolve fazer um pedido a caixa, sem pensar que poderia ser realizado. Mas ele é. Só que a caixa realiza, mas depois cobra, os pedidos têm um preço porque dentro da caixa existe uma entidade do mal.


O roteiro é interessante, não é um filme de grandes sustos, tem cenas de sangue, apesar de não serem excessivas. As avaliações dos espectadores ficaram na média. Não espere um grande filme, mas dá para se divertir caso goste do gênero.


Talvez o verdadeiro plot do filme não seja a caixa assombrada, mas a mudança que a personagem revela em seu caráter enquanto passa da menina que sofre bullying para a menina mais popular da escola. O que antes ela criticava, em certo momento ela deseja e será que muitas vezes as coisas não são bem assim? Como a fábula da raposa que quando não conseguiu pegar as uvas disse que elas estavam verdes?